sábado, 29 de outubro de 2016

.Bebeto (cantor)


Também conhecido como Rei do Swing
Nascimento 6 de agosto de 1953
Origem São Paulo,  São Paulo

Gênero Samba-rock, samba funk, MPB
músico, cantor, violonista, compositor
Instrumento Vocal, guitarra, violão

Afiliação Clube do Balanço
Influência Jorge Ben, Luís Vagner, Tim Maia

Roberto Tadeu de Sousa, mais conhecido pelo nome artístico Bebeto, é um cantor, compositor e violonista brasileiro, considerado um dos grandes nomes do samba-rock no Brasil.

Bebeto começou sua carreira artística em sua terra natal, cantando em diversos locais grandes sucessos da MPB. Teria começado a compor suas primeiras canções durante esse período. Conviveu com alguns nomes fundamentais no samba-rock, entre eles o cantor, compositor e guitarrista gaúcho Luís Vagner e o percussionista paulista Branca di Neve. Chamou a atenção da gravadora Som e foi contratado, lançando vários LPs sob o selo Copacabana. Inicialmente, lançou compactos diversos, um deles contendo "A beleza é você, menina" (c/Rubens), que seria anos depois o maior hit de sua profícua carreira. Lançou seu disco de estréia em 1975, Bebeto, e nesse disco já define bem seu estilo: um som muito pontuado pelos arranjos de metais, pela sessão de percussão e pelo violão, que toca até hoje. Há letras bem curiosas como "Adão, você pegou o barco furado" e "Poderoso Thor", ambas de sua autoria. Ainda nesse disco, ele gravou um de seus maiores sucessos, "Segura a nêga", redescoberto nos dias de hoje por DJs e grupos de samba-rock do século XXI, música que registra sua primeira parceria com Luís Vagner. Nesse mesmo disco, aparece "Esse crioulo por você se fez poeta", composição do cantor e compositor mineiro Wando, até então um desconhecido sambista. Em 1977, seu segundo disco, Esperanças mil, traz composições de uma dupla que seria constante em seus LPs e fornecedora de sucessos imortais: Bedeu e Alexandre, egressos do grupo Pau Brasil. "Nega Olívia" até hoje é uma das mais pedidas pelo público.




Depois de uma série de sucessos, seus discos posteriores soaram redundantes e com destaques esparsos. Em 1983, Simplesmente Bebeto traz apenas "Salve ela" (c/Luiz Comanche) e "Fio da navalha" (Gil Gerson), ambas resgatadas em seu CD ao vivo e seu DVD. Em 1984, grava Magicamente. Em 1985, grava Fases cuja música "Com você sou" (c/Dhema e Serginho Meriti) e "Antes Prevenir"(c/ Serginho Meriti e Dhema) fez algum sucesso. Em 1986, saiu da RCA e assinou com a gravadora Polygram. Lançou em 1986 Vem me amar e em 1987 Tempo's, que o trouxe às rádios com a música "Chega de charme". Em 1989, retorna à Copacabana e grava o disco Sorte, que teve uma faixa de destaque, "Você é demais" (Neuma Morais, Neon Morais e Verônika Gonçalves). Em 1991, grava 20, que contém outro grande hit de sua carreira, "Jéssica", do compositor paulistano Tatá, que também foi gravada pelo músico paulista Biro do Cavaco. Depois viveu um período de ostracismo com um disco esparso na RGE, Bebeto de 1992, que trouxe a regravação de "Como é grande o meu amor por você", de Roberto Carlos. Logo em seguida, Bebeto voltou à mídia, de gravadora nova (Warner). O disco Nos bailes da vida, produzido pelo compositor e violonista Roberto Menescal, é na verdade uma revisão de seus anos de estrada e seus maiores hits foram relembrados, além de regravações de nomes como Tim Maia e Jorge Ben. Puxado pelo sucesso deste disco, em 1995 grava Garra, sangue e raça, que contém regravações de "Alegria, alegria" (Caetano Veloso), a radiofônica "Romance Rosa" (sucesso absoluto do guitarrista dominicano Juan Luis Guerra) e "Coisa mais gostosa" (Ricardo Zimetbaum), que foi hit do grupo de pop-rock Dr. Silvana e Cia. Este disco também contém "A moça do ap ao lado", de Nenê da Timba e Júnior, integrantes da banda paulistana de samba-rock Cravo e Canella. Em 1999, grava Espelho meu.

No ano 2000, entra para o time de artistas da gravadora MZA, grava seu primeiro disco ao vivo e novamente ganha destaque na mídia, relembrando seus maiores sucessos. Em 2001, compõe "Só vejo a crioula" para o disco de estréia da banda paulistana Clube do Balanço e participa na faixa, tocando violão e cantando. Em 2002, lança o disco Swinga Brasil, um apanhado de seus sucessos com nova roupagem, e alguns artistas dos dias de hoje fazem participação especial. Em 2005, lança seu primeiro e único DVD "Pra balançar", onde além de relembrar seus sucessos e resgatar "Corda bamba" (rebatizada de "Caramba"), do disco Cheio de razão, ele conta com a participação especial de seus colegas de gravadora como Zeca Baleiro ("Praia e Sol") e sua ex-backing vocal Zélia Duncan ("Como?"), além de Seu Jorge ("Eu bebo sim") e Davi Moraes (a inédita "Viva o sol"). Em 2010, lança seu primeiro disco de inéditas desde Espelho meu. Prazer, sou Bebeto tem uma linguagem bem dos anos atuais e a participação luxuosa de Davi Moraes e Cristian Oyeens como músicos atuantes. Há uma regravação, "Água, água", do disco Esperanças Mil. Atualmente, está na ativa, fazendo shows pelo país e tem participado do evento Virada Cultural, em São Paulo (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário